© Selg desde 1993. Criado orgulhosamente com Wix.com e customizado por MSCD

Instalação e Manutenção
de Para-Raios Atmosféricos

Um SPDA é composto de basicamente 03 partes: 

  1. Captação – Responsável pela captação da descarga atmosférica. O mais usado atualmente é uma ponteira conhecida como para-raios tipo Franklin. Dependendo da situação, essa ponteira é isolada do mastro de apoio por um isolador de louça. A quantidade e posicionamento de mastros e captadores é definida num projeto. 

  2. Condução – Responsável pela condução da descarga até a terra, em segurança. Essa condução é feita através de cabos ou barramentos de cobre nús até o aterramento. O dimensionamento desses condutores de cobre deve ser definido através de um projeto.
  3. Aterramento – Responsável pela absorção das descargas atmosféricas. É a conexão com a própria terra. O aterramento é feito com hastes de aterramento fincadas no solo. A quantidade, tipo e posicionamento das hastes é definido num projeto.

Um aterramento deve ser aferido com freqüência, a fim de se observar sua ótima conecção com a terra. Essa aferição é feita com um equipamento específico chamado “Terrômetro”, que mede a resistência elétrica, medida em Ohm. Quanto menor a resistência, melhor o aterramento. 

A SELG, projeta, instala, conserta e faz aferição de  SPDA´s e aterramento da maneira rápida
 descomplicada.